Produção Musical
Protofonia - A Consciência do Átomo
Vinil 12" (LP) - (2015)
Formato do Disco: Vinil 12" (LP)
Ano de Lançamento: 2015
Selo: Miniestereo da Contracultura e Editio Princeps
Gênero Musical: Rock Progressivo
Protofonia é um grupo de música instrumental brasiliense formado em 2007 por André Chayb na guitarra e teremim; Janari Coelho, bateria e percussão e André Gurgel no baixo. Com vasta experiência pelo cenário musical do Distrito Federal, o trio trabalha músicas instrumentais de sua autoria com muita influencia do jazz em todas suas vertentes, rock progressivo, improvisação livre, ritmos brasileiros, música erudita contemporânea e eletroacústica. No desenvolvimento de seus temas sempre há espaço para a explosão e o silencio, criando cores e texturas imprevisíveis.
Protofonia lançou o primeiro disco em novembro de 2013. No ano seguinte, já com a produção musical do lendário Pedro Baldanza (Som Nosso De Cada Dia), gravaram o segundo disco – A Consciência do Átomo – lançado em cd e vinil. Esses dois primeiros trabalhos foram gravados no estúdio Zimmer-Collen do Clube do Som e distribuídos pelos selos Editio Princeps e Masque Records. O primeiro disco também está disponível para download no selo virtual Miniestéreo da Contracultura. Há também projetos para a poesia de Augusto Dos Anjos e micropeças para um breve futuro.
Protofonia já se apresentou em diversos eventos e situações. Destaque para as temporadas no Café da Rua 08, Festival República Blues e Jazz, Escola de Música de Brasília, UnBTV, Festival Tarja Preta Vol. I, entre outros. Concebeu as trilhas originais de uma adaptação de Macunaíma com direção de Hugo Rodas, para o curta metragem “Judas”, dirigido por Arthur Gonzaga e também para o espetáculo “Axé Orixá” para o núcleo de artes cênicas da Universidade de Brasília.
A Consciência do Átomo foi lançado em LP em parceira do selo Miniestéreo da Contracultura e Editio Princeps.
Segundo álbum do trio instrumental brasiliense, lançado em vinil 180g, e CD produzido por Pedro Baldanza (Som Nosso de Cada Dia) e Victor Valentim. O disco é um passeio pelas linguagens da MPB (música progressiva brasileira), com a participação especial de Lelo Nazário.