Cinema Fulldome
Demarcar, Resistir!
Anibal Diniz (VJ Nibêra) e Victor Valentim (Zivito) - (2017)
Ano de Produção: 2017
Duração: 0:06:00
Esta obra é inédita!
Premiações:
Immersphere Fulldome Festival
Brasília/DF - Brasil
05 de novembro de 2017
Estreia mundial
Prêmio: Melhor Narrativa
(Júri Oficial)
Immersphere Fulldome Festival
Brasília/DF - Brasil
05 de novembro de 2017
Estreia mundial
Prêmio: Prêmio Planetário de Brasília
(Comissão eleita pelo Planetário de Brasília)
Este filme aborda a questão da demarcação das terras indígenas no Brasil, que tem por objetivo garantir o direito indígena à terra. Este direito vêm sendo massacrado pelo poder das autoridades, para fomentar o agronegócio e a exploração indiscriminada do meio ambiente, retirando a terra e a vida de muitos povos tradicionais de nosso país. A essência deste trabalho é mesclar os aspectos tradicionais (grafismos e elementos visuais das culturas indígenas) com as tecnologias de criação visual 360º, e a composição sonora do ambiente com cantos e sons da mata remodelados pelos processos da eletroacústica.
Aníbal Alexandre (Nibêra) é artista plástico, vídeo maker e VJ. Victor Valentim (Zivitin) é músico, produtor musical, professor de design de interfaces da UFRB, mestre em arte e tecnologia pela UnB. Trabalham em conjunto desde 2007, desenvolvendo pesquisa e produzindo obras artísticas que intercruzam imagem, som e novas tecnologias.
Completando 10 anos de parceria, fundaram e integraram o coletivo artístico Autonomia Duvidosa, colaboraram com o grupo de performance Corpos Informáticos, MídiaLab – UnB, entre muitos outros coletivos em que atuaram em conjunto na cena cultural de Brasília.
Visuais: Anibal Diniz (VJ Nibêra)
Trilha sonora: Victor Valentim (Zivito)